sexta-feira, setembro 29, 2006

Ratoeira do Imobiliário

A Ratoeira do Imobiliário:

A casa: Investimento preferido de qualquer indivíduo:

- Viver naquilo que é seu;
- Não pagar uma renda;
- Mito da valorização constante;
- Capacidade individual em apreciar a qualidade do investimento realizado;
- Baixo nível das taxas de juro com ofertas atractivas e irrecusáveis.
- Taxa agressivas/de crédito barato.

Análise profunda

Todos os negócios foram bons?
Todos irão continuar a ser bons?

As Ratoeiras:

Da Construção:

- 80% dos prédios não obedecem a condições mínimas de isolamento (frio ou calor) – factura excessiva em aquecimento com incómodo inadmissível e vitalício.

Da localização:

- A localização, por vezes longínqua, advém da vontade de ter casa própria a todo o custo e:
- leva ao pagamento de renda vitalícia em transportes e tempo em deslocações;
- stress do chegar tarde;
- condições de vida degradadas;
- falta de produtividade.

A macroeconómica:

O depender do desenvolvimento económico na actividade imobiliária é um modelo que atingiu os seus limites por excesso de oferta, o que levará em curto prazo a:

- diminuição dos preços/sobretudo os de pior qualidade e os mais longínquos;
- incumprimento dos contratos de crédito imobiliário levará a preços de venda em leilão anormalmente baixos, o aumento das taxas de juro tendo em conta o risco destes créditos forçarão a criação de ratoeiras individuais.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

quinta-feira, setembro 28, 2006

Outono e Inverno - imóveis

 Outono e Inverno - imóveis Outono e Inverno

Com o Outono á porta e o Inverno a caminho - imóveis

Aqui vão alguns conselhos de verificações a efectuar em sua casa, assim como algumas dicas para a resolução de alguns problemas.



1º É altura de experimentar o sistema de aquecimento.

Para que não tenha surpresas desagradáveis na hora de ter a casa quentinha, aproveite um destes dias e ligue o aquecimento e efectue um teste ao sistema, conforme manual de instruções que recebeu na data da sua instalação. Se por ventura detectou alguma anomalia, consulte o técnico que efectuou a instalação e efectue a reparação devida.
Se o seu sistema de climatização é a diesel, verifique o nível do combustível e se necessitar de repor, agende com o seu revendedor a reposição.

2º Verifique portas e janelas


O frio entra por qualquer lugar, verifique se estão a vedar correctamente as suas portas e janelas. È desconfortável estar sentado no sofá e sentir uma corrente de ar frio nas nossas orelhas, assim como sentir o calor a fugir e factura do aquecimento a aumentar. Se porventura notar alguma deficiência (borrachas desgastadas, fechos a não fechar correctamente, vidros rachados ou partidos, frinchas varias, estores a não fechar correctamente, caixa de estore não estanque e mais) identifique o problema e trate de o resolver. Muitas vezes com uma visita a uma loja de artigos para bricolage encontra a solução para o problema, desde a simples fita para a porta até ao silicone para vedar a caixa do estore que não está a vedar bem.

3º Caleiras e telhados

As folhas vão cair, a chuva vai chegar. Pense em efectuar uma visita ao seu telhado. Verifique se alguma telha está partida ou mal colocada, em redor da chaminé verifique se está bem isolado. Agende para o final do Outono a limpeza das caleiras. Não tenha surpresas no pico do Inverno.

4º Impermeabilização


Durante este Verão apareceram umas manchas amarelas no seu estuque, na parede da cave junto ao chão a tinta descascou, no sótão existe um risco amarelado na parede, estes e outros sinais evidenciam problemas de humidade. Muitas das vezes têm causas visíveis, a telha partida no telhado, a caleira entupida, outras vezes resultam de patologias construtivas e anomalias estruturais que advêm de sistemas inadequados de impermeabilização. O importante é diagnosticar a causa e implementar soluções eficazes para a resolução dos problemas. Se a sua casa ainda, se encontra em período de garantia (5 anos desde a data da 1ª escritura de compra) e se denota algum problema dos acima descritos, contacte o construtor ou promotor, de forma a tratar o problema, caso contrário, consulte uma empresa de construção para efectuar a reparação requerida e devida.

Não deixe para a chegada do frio estes trabalhos, pois como compreenderá a essa data se precisar de mão-de-obra externa poderá ter de aguardar.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

quarta-feira, setembro 27, 2006

Registro de imóveis - Conservatórias

Registro de imóveis - Conservatórias

Conservatória do Registo Predial

Este é um serviço prestado pelo estado que depende do Ministério da Justiça, logo um serviço público.

Este serviço é o local onde se regista toda a informação respeitante aos bens imóveis, quer sejam bens imóveis urbanos ou rústicos.

As informações contidas neste registo de imóveis passam por localização e respectivas verificações, bem como a composição e histórico dos diversos proprietários no caso de estes existirem.

Estas Conservatórias do Registo Predial estão espalhadas por Portugal continental, sendo as maiores situadas nas grandes cidades.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

terça-feira, setembro 26, 2006

Arrendamento- Novo regime

Arrendamento é um tipo de contrato pelo qual uma das partes concede á outra o gozo temporário de uma coisa imóvel, mediante retribuição.

O arrendamento pode ser urbano ou rural.

Arrendamento urbano é aquele pelo qual uma das partes concede à outra o gozo temporário de um prédio urbano, no todo ou em parte, mediante retribuição.

Arrendamenteo rural é aquele que tem por objecto a locação de prédios rústicos para fins de exploração agrícola ou pecuária, nas condições de uma regular utilização.

Nos ultimos tempos em Portugal saiu uma nova lei de forma a regulamentar o regime urbano que é o Novo Regime do Arrendamento Urbano em Portugal.

segunda-feira, setembro 25, 2006

Cartório - Defenição

Cartório - Defenição

Cartório é um nome genérico que designa uma repartição pública ou privada que tem a custódia de documentos (cartas) e que lhes dá fé pública.

A palavra cartório foi cunhada em Portugal para designar o local de trabalho do notário ou tabelião. No Brasil, a palavra passou a designar uma gama maior de competências, incluindo o registro civil de pessoas físicas e jurídicas, o registro de imóveis, o registro de títulos e documentos, o tabelionato de notas, os ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Em Portugal, os cartórios limitam-se às funções notariais, estando outros tipos de competência aos cuidados das conservatórias.

sábado, setembro 23, 2006

Apartamento - Defenição

Apartamento - Defenição

Apartamento é uma subdivisão de um prédio residencial.

Em geral, cada apartamento é de propriedade de uma família, apesar de algumas pessoas comprarem apartamentos ao lado de uma rua para transformá-la em uma subdivisão comercial do prédio, ou seja, uma loja.

Normalmente, paga-se uma taxa de condomínio para o condominio do prédio por forma a realizar as obras de manutenção e despesas com funcionários.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

segunda-feira, setembro 18, 2006

TOP 10 Erros na escolha mediadora para vender Imovel

Nos ultimos artigos fomos falando nos erros, deixo aqui agora a listagem completa desse top dos 10 erros.

A venda de uma casa deve processar-se da mesma forma que qualquer outra transacção, mas na maioria das vezes, quem, vende toma decisões emocionais e impulsivas que lhe vai custar tempo e dinheiro. A escolha da Imobiliária certa para por uma casa no mercado e negociar a venda é o passo mais importante deste processo.

Top dos 10 erros cometidos por quem vende faz na escolha da Mediadora Imobiliaria:

1 - “O meu amigo (ou familiar) é agente imobiliário.”

2 - “Gostei da nossa conversa. Fica já meu agente”

3 - “É o único agente que concorda com o preço que estou a pedir.”

4 - “Não necessito de referências. Consigo ver quando a pessoa tem bom carácter.”

5 - “Vou contratar o mediador com a comissão mais baixa.”

6 - “O agente é que importa – não a mediadora.”

7 - “Todos os agentes tiveram a mesma formação, por isso devem saber todos a mesma coisa.”

8 - “Este agente fará uma “Open House” todas as semanas.”

9 - “Quero um mediador que viva na minha vizinhança.”

10 - “Esta mediadora vendeu mais casas o ano passado que todos os outros.”

Conclusão

A melhor mediadora é aquela que fará o marketing mais eficaz para a propriedade, negociando os termos e as condições mais favoráveis, e comunicando com o vendedor para que o processo corra o melhor possível.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

sábado, setembro 16, 2006

vendas de casas

Imóveis venda Erros

“Esta mediadora vendeu mais casas o ano passado que todos os outros.”

Isso deve ser apenas o princípio. O que é que tem mais valor – um agente que colocou no mercado 32 casas e vendeu 25 – ou um agente que colocou no mercado 12 e vendeu as 12 casas? Então necessita de fazer algumas perguntas. Quantas das casas colocadas no mercado não foram vendidas? Em quantas o preço foi reduzido antes que fossem vendidas? Quanto tempo estiveram as casas no mercado? O processo correu sem complicações? O agente estava acessível quando haviam questões ou problemas?

A quantidade é importante, mas só se as questões de qualidade foram respondidas satisfatoriamente.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

sexta-feira, setembro 15, 2006

Agentes e mediadores

Imóveis venda Erros

“Todos os agentes tiveram a mesma formação, por isso devem saber todos a mesma coisa.”

A profissão Imobiliária está a mudar constantemente, como foi referido a cima, os melhores profissionais estão sempre a par dessas mudanças, continuando a sua formação. Muitos vão além dos requerimentos mínimos. Muito agentes adquirem “designações profissionais”, prova essa, de que fizeram cursos especializados.

“Quero um mediador que viva na minha vizinhança.”

Conhecimento do mercado local, não se consegue apenas vivendo na vizinhança imediata. Claro, o seu agente deve ter conhecimento próximo de vendas recentes, da proximidade das escolas, dos negócios, etc. o que é facilmente conseguido através de uma pesquisa extensiva. A conveniência não deve ser a razão principal para a escolha de um agente.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

quarta-feira, setembro 13, 2006

Mediação imobiliária

Imóveis venda - Erros

“O agente é que importa – não a mediadora.”

Os agentes que trabalham para uma mediadora grande, bem estabelecida, com muitos agentes têm as suas vantagens. Geralmente as grandes mediadoras têm horários mais alargados, assim terão sempre alguém disponível para receber uma chamada a respeito da sua casa. Escritórios maiores geralmente têm maior orçamento para gastar em publicidade. O espaço publicitário para a sua casa em particular pode não ser muito grande, mas porque o anúncio na sua totalidade é maior receberá mais atenção.

As grandes empresas de Imobiliário geralmente têm muitos agentes. Isto é importante porque quando a sua casa é nova no mercado, a empresa pode fazer uma “apresentação de escritório” onde todos os agentes visitarão a sua casa. Cada agente que vir a sua casa e ficar impressionado é mais um agente na sua equipa.

Ainda mais, as empresas grandes são melhores a oferecer formação contínua aos seus agentes. Como resultado, o seu agente pode estar mais qualificado e melhor preparado para lhe oferecer um serviço com qualidade. Embora seja necessário que os agentes de Imobiliária frequentem “formação contínua” para que possam acompanhar as mudanças do mercado Imobiliário, muitos agentes frequentam apenas os cursos mínimos. Às vezes as empresas maiores conseguem convencer melhor os seus agentes a irem para além dos cursos mínimos.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

terça-feira, setembro 12, 2006

vender apartamento

imoveis venda - erros

“Vou contratar o mediador com a comissão mais baixa.”

Só paga do que recebe. Pagar uma pequena comissão não é sinónimo de bom serviço. Entenda que a mediadora usa dinheiro do seu próprio bolso para colocar a sua casa no mercado e para publicitá-la. Colocá-la no mercado e publicitá-la custa dinheiro – quanto mais baixa for a comissão menor será o incentivo para a mediadora usar do seu próprio dinheiro para colocar a sua casa no mercado. O dinheiro tem um papel muito importante na venda. Uma mediadora que faz “serviço completo”, que ganha uma comissão completa, geralmente “larga tudo” para lidar com quaisquer desafios que possam surgir - uma mediadora que se limite a ganhar uma pequena comissão não tem o mesmo incentivo. Finalmente, o poder de negociação é uma habilidade importante. Será que está disposto a colocar a sua fé numa mediadora que não negoceia a sua própria comissão?

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

segunda-feira, setembro 11, 2006

corretora

Imoveis venda - erros

“Não necessito de referências. Consigo ver quando a pessoa tem bom carácter.”

Tomar uma decisão num impulso não é bom. Precisa também de determinar se o agente é competente, a melhor forma de o fazer é verificar as suas referências. Peças referências em vendas recentes – verifique as referências de clientes recentes. Descubra o que acharam os clientes e quais as suas experiências. Lembre-se de que não deve olhar só para há quanto tempo o agente está no Imobiliário. Os experientes às vezes ficam cansados e não trabalham tanto – outras vezes agentes com menos experiência compensam essa falta com o seu entusiasmo.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

sexta-feira, setembro 08, 2006

Imóveis venda - Erros

Imóveis venda Erros

Gostei da nossa conversa. Fica já meu agente

Entreviste vários agentes e tome em consideração as vantagens e as desvantagens de cada um. Tomar uma decisão no momento poderá ser difícil de corrigir mais tarde. Porque terá de preencher um contrato com prazo determinado, e poderá achar-se “preso” se estiver descontente com o serviço desse agente.

É o único agente que concorda com o preço que estou a pedir.

Alguns agentes dizem-lhe exactamente o quer ouvir. No mundo da Imobiliária isto é conhecido por “comprar o negócio” e é utilizado por agentes de curta visão que estão mais interessados neles próprios do que em si. Pode até ser uma boa táctica de vendas a curto prazo para pôr a sua casa no mercado, mas é uma estratégica muito pobre para vender uma casa ao preço mais alto possível.

A sua casa recebe atenção dos agentes, quando, entra no mercado pela primeira vez. Se tiver um preço correcto, muitos agentes irão mostrar a casa aos seus clientes. Se puser o preço muito alto, ninguém mostrará a casa e esta ficará no mercado durante algum tempo. Quando finalmente baixar o preço e reflectir o preço real, já não será algo novo e os compradores pensarão que está a ficar desesperado. Assim, as ofertas que receberá serão cada vez mais baixas – e talvez tenha de aceitar um preço que é mais baixo do que aquele que poderia ter recebido se tivesse começado com o preço certo.

Para além disso, dar um preço muito alto só fará com que casas semelhantes pareçam mais atractivas. Só ajudará a vender essas casas e não a sua.

Outros erros comuns :
O meu amigo (ou familiar) é agente imobiliário

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

terça-feira, setembro 05, 2006

imoveis venda - Erros comuns

imoveis venda - os maiores Erros de quem vai vender

O meu amigo (ou familiar) é agente imobiliário

A amizade não é suficiente para estabelecer credibilidade profissional. Use fortes critérios na escolha de um agente, da mesma forma que usaria se fosse contratar um advogado, médico ou um contabilista para lhe fazer o seu IRS. Um amigo verdadeiro ira compreender e dar valor que esta é uma decisão de negócio e apresentará as suas referências para competir pela venda. Para além disso, se algum problema ou dificuldade surgir com a venda da sua casa, será que quer arriscar romper uma amizade ou uma relação familiar?

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

segunda-feira, setembro 04, 2006

Serviços a prestar pelo Consultor Imobiliário

Serviços a prestar pelo Consultor Imobiliário

Sabe que só o mediador imobiliário pode trabalhar para si, a tempo inteiro, como profissional, para o ajudar a comprar o imóvel dos seus sonhos.

O Consultor imobiliário pode providenciar para si os seguintes serviços:

- Ajuda a determinar os seus requisitos e expectativas.
- Analisar a oferta em vários locais e preços.
- Analisar as suas capacidades financeiras para determinar a sua possibilidade de financiamento.
- Providenciar informação e mostrar todos os imóveis que se encontram dentro dos seus requisitos.
- Mostrar-lhe na área que escolheu a localização das escolas, supermercados, igrejas, facilidades de transportes, etc.
- Analisar os benefícios e contras de cada imóvel em relação á sua necessidade especifica.
- Disponibilizar toda a informação sobre impostos e taxas relativas á transacção.
- Informa-lo da totalidade dos custos inerentes à transacção
- Efectuar análise comparativa de preços, para o cálculo do real valor do seu imóvel.
- Negociar com o vendedor a obtenção do melhor preço
- Mantê-lo Informado do decorrer da negociação
- Preparar uma proposta de compra por escrito
- Ajuda-lo em todo o processo de financiamento
- Acompanha-lo à escritura
- Elaborar todo dossier para registo do prédio e pedido de isenção de IMI.

sexta-feira, setembro 01, 2006

Porta da frente e entrada - Reparações exteriores

Reparações exteriores

Porta da frente e entrada

A porta da frente deve estar especialmente impecável, pois é a entrada para a casa. Pula os objectos da porta para que fiquem brilhantes. Se a porta necessitar de acabamentos, retoques ou pintura, certifique-se que tal é feito.

Se tem alguma placa com o nome da sua família, retire-a. Mesmo que seja na caixa do correio. Vai poder voltar a colocá-la quando se mudar. Arranje um tapete novo para a porta, é algo que também poderá levar consigo.

Verifique que a fechadura funciona bem e que a chave encaixa perfeitamente. Quando um agente vai visitar a sua casa com um comprador usa a chave para abrir a porta. Se houver problemas a abrir a fechadura todos ficam nervosamente à espera que se abra a porta, isto envia uma impressão negativa aos possíveis compradores.



Há vários tópicos neste tipo de reparações exteriores:

Jardim e terreno circundante

Paredes e telhado