quarta-feira, novembro 08, 2006

Arquiteto de casas

Arquiteto de casas

Arquiteto de casasA influência de Luis Barragán é visível em inúmeras obras, o regionalismo floresce no país, o historicismo mistura-se com ares minimalistas. E a casa paulista renasce, à residência Hélio Olga, obra-prima de Marcos Acayaba e casa-ícone dos anos 90.

Implantada em uma encosta com 100% de declive, a residência Hélio Olga, em São Paulo, foi desenhada por Marcos Acayaba para o engenheiro, proprietário de empresa de estrutura de pré-fabricados de madeira e autor do cálculo estrutural do projecto.

A casa foi criada como uma experiência para ambos os profissionais: montada em 45 dias, é constituída por um módulo estrutural pré-fabricado de madeira - de 3,3m x 3,3m, com vigas e pilares que formam treliça -, cuja tração é realizada por cabos de aço. No ponto onde ela toca o solo, a estrutura é fixada em seis apoios de concreto.

Arquiteto de casasObra-prima de Acayaba - publicada em mais de 50 revistas em todo o mundo -, a residência Hélio Olga fez escola: um expressivo número de casas projetadas por arquitetos paulistas, durante a década de 90, utilizou estrutura de madeira.

O arquiteto desenvolveu, durante o restante da década, outros projetos residenciais com estrutura pré-fabricada e baseados em plantas triangulares.
Fonte: Arco web

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Blogalaxia Tags:

0 comments: