quinta-feira, novembro 02, 2006

Janelas - Casa

Janelas - Casa

As janelas da sua casa são uma parte importante da construção das mesmas, ou seja fazem parte do interior e exterior da sua casa.

A escolha das mesmas deve ser feita tendo em atenção o ambiente da casa e respectiva utilidade que se deseja dar a cada uma das janelas, o que as vezes permite ter diferente tipo de janelas, conforme a utilidade a dar aquela janela. Assim temos vários tipos de janelas :

Tipo de Janelas

Janelas De Correr
Formada por uma ou mais folhas, que podem ser movimentadas por deslizamento horizontal, no plano da janela.

Janelas guilhotina
Formada por uma ou mais folhas, que podem ser movimentadas por deslocamento vertical, n plano da janela.

Janelas de folha fixa
Não possui movimento. Adequada para iluminação.

Janelas de abrir de eixo vertical
Formada por uma ou mais folhas, que podem ser movimentadas mediante rotação de eixos verticais fixos, coincidentes com as laterais das folhas. Pode ser classificada em janelas de abrir para dentro ou para fora da edificação.

Janelas projetante e de tombar
Formada por uma ou mais folhas, que podem ser movimentadas mediante rotação em torno de um eixo horizontal fixo, situado na extremidadde superior ou inferior da folha. Pode ser:

a) Projetante: quando o eixo de rotação se localiza na extremidade superior; o movimento de abertura da folha pode ser para dentro ou para fora da edificação;
b) De tombar: quando o eixo de rotação se localiza na extremiae inferior; o movimento de abertura podde ser para dentro ou para fora da edificação.

Janelas pivotante
Formada por uma ou mais folhas, que podem ser movimentadas mediante rotação em torno de um eixo vertical e não coinciente com as laterais das folhas.

Janelas basculante
Possui eixo de rotação horizontal, centrado ou excêntrico e não coincidentes com as extremidades superior ou inferior da janela.

Janelas projetante-deslizante ou maximarFormada por uma ou mais folhas, que podem ser movimentadas em torno de um eixo horizontal, com translação simultânea desse eixo.

Janelas reversível
Do tipo basculante ou pivotante, com a rotação da folha ou folhas em torno de seus eixos situano-se no intervalo entre 160 e 180 graus.

Janelas sanfona
Formada por duas ou mais folhas articuladas entre si que, ao se abrir, dobram-se umas sobre as outras, por deslizamento horizontal ou vertical de seus eixos de rotação. Esses eixos podem coincidir com as bordas das folhas ou se situar em posições intermediárias.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Blogalaxia Tags:

0 comments: