quinta-feira, novembro 30, 2006

Projetos de arquitectura

O projecto de arquitectura

Tem um terreno onde pretende construir uma casa mas não dispõe ainda de um arquitecto? Desconhece como funciona o processo, desde o desenho até à construção? Não sabe como se processam os contratos com os arquitectos, nem os honorários e o custo da construção por metro quadrado? Descubra aqui, ponto por ponto, a resposta a todas as dúvidas.

Como é constituído um projecto de arquitectura? Quais as suas fases?

Um projecto completo de arquitectura é composto por 5 fases: programa base, estudo prévio, anteprojecto (ou projecto de licenciamento), projecto de execução e assistência técnica ao projecto.

Programa Base

O cliente transmite ao arquitecto as suas aspirações, o tipo e funcionamento que pretende para a casa, a relação dos espaços e sua interligação. Isto é, expõe as suas ideias, desejos.. e o arquitecto regista.

Estudo Prévio

É a passagem para o papel de todos os inputs do programa base. Antes de se iniciar o Estudo Prévio deve ir à Câmara conversar com o Arquitecto da zona, ver as condicionantes. É através deste Estudo que o cliente pode analisar, criticar e aprovar o projecto.

Anteprojecto ou Projecto de Licenciamento

Aprovado o Estudo Prévio pelo cliente, passa-se à fase de preparação do projecto para ser submetido à aprovação da Câmara, ou seja, o Anteprojecto. Consiste na elaboração de desenhos técnicos, com cotas, áreas, cortes diversos, memória descritiva, plano de trabalhos, estimativa de custos, organograma.

Projecto de Execução

Esta fase consiste no desenvolvimento da fase anterior.
É a fase mais trabalhosa para os arquitectos, pois consiste em desenhar todos os pormenores necessários para a construção, de modo a não restarem dúvidas ao empreiteiro de como deverá ser executado determinado detalhe ou remate. É ainda elaborado um caderno de encargos, que corresponde à parte escrita da descrição dos pormenores, a maneira de os executar, a especificação dos materiais escolhidos. Em alguns casos, quando o cliente assim o deseje, são ainda elaboradas as Medições e Orçamento, onde vêm listados todos os trabalhos a serem feitos, com as respectivas medições, quantificações e preços, de maneira a permitir ao dono da obra consultar vários empreiteiros e, assim, ter uma base de comparação.
Esta fase da execução é importante, na medida em que o empreiteiro fica obrigado a executar a obra dentro dos padrões estipulados no projecto e no respectivo Caderno de Encargos, reduzindo a ocorrência dos famigerados “trabalhos a mais”, permitindo um melhor controlo do orçamento.

Como é feito o Cálculo dos Honorários?

Há uma Portaria que define as “Instruções para o Cálculo de Honorários”, do MOPC, (Ministério de Obras Públicas), que subdivide as obras em quatro categorias diferentes, de acordo com a sua complexidade. Existem, assim, 4 tabelas diferentes. Para casas normais, a tabela a utilizar é a da categoria 2.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,