sexta-feira, agosto 11, 2006

Venda de casas - torne a casa em Anónima

TORNE A SUA CASA "ANÓNIMA"

Se tiver casas à venda perto de si, vá visitá-las e não se importe com o tamanho das casas. O que irá encontrar serão casas magnificamente mobiladas (mas pouco), Em que qualquer um poderia viver – com ênfase em “qualquer um”. Elas são anónimas. Poderá ver uma raquete de ténis no quarto do rapaz, mas não verá fotos de família nas paredes.

Poderá haver personalidade – mas não pessoas.

A razão pela qual quer tornar a casa “anónima” é porque quer que os compradores a vejam como a sua provável casa. Quando um provável comprador vê as suas fotos de família penduradas na parede, vê a sua marca pessoal na casa e por momentos quebra as ilusões de nela viver.

Arrume fotos familiares, troféus desportivos, objectos de colecção e souvenirs. Ponha-os numa caixa. Se não tem espaço, alugue um espaço de arrumação por alguns meses e ponha lá a caixa.

Não ponha a caixa, no sótão, na cave, na garagem ou num armário. Parte do preparar uma casa para vender é retirar o “amontoado” e este é o próximo passo a dar.


Retire o amontoado

Isto é o mais difícil de fazer para algumas pessoas porque elas estão emocionalmente agarradas a tudo o que está na casa. Depois de viver na mesma casa durante anos, as coisas amontoam-se de tal forma que podem não ser evidentes para o dono da casa. No entanto, isso afecta a forma como os compradores vêem a casa, mesmo que não o perceba.

Os objectos amontoam-se nas prateleiras, nas bancadas, nas gavetas, nos armários, nas garagens, nos sótãos e nas caves. O que se pretende é o máximo de espaço livre e aberto possível, e para isso tudo o que é absolutamente desnecessário precisa sair.

Dê um passo a traz e faça de contas que é um comprador. Deixe que um amigo o ajude a apontar áreas de amontoado, desde que consiga aceitar as suas opiniões sem se tornar defensivo. Deixe também o seu Mediador ajudá-lo.


Na cozinha

A cozinha é um bom sítio para começar a retirar coisas desnecessárias.

Primeiro tire tudo das bancadas. Tudo. Mesmo a torradeira, ponha a torradeira num armário e só a tire de lá para a utilizar. Arranje um sítio para arrumar tudo em armários e gavetas. Claro, poderá reparar que não tem espaço nos armários para arrumar tudo. Livre-se delas. Os pratos, tachos e panelas que raramente são usados, ponha numa caixa e ponha a caixa no espaço que arrajou para arrumar tudo.

Sabe, os compradores vão abrir todos os armários e gavetas, especialmente na cozinha. Eles querem ter a certeza de que terão espaço suficiente para as “coisas” deles. Se os seus armários, gavetas e aparadores estiverem demasiado cheios, isso dá uma má imagem aos compradores e não promove uma imagem de amplo espaço de arrumação. A forma de se conseguir isso, é ter o máximo possível de espaço livre.

Por essa razão, se tem uma “gaveta de despejos”, livre-se dela. Se tem uma panela velha que raramente é usada ponha-a nos arrumos.

Se tem uma grande quantidade de mercearia, toda, apertada nas prateleiras e aparadores, comece a usá-la – especialmente os enlatados. Os enlatados são pesados, e não quer andar a carregar com eles para a casa nova, ou pagar a alguém para fazer a mudança. Então, deixe que o que tem nas prateleiras determine o que vai cozinhar e use o máximo possível desses produtos.

Debaixo do lava-loiça é também muito importante. Certifique-se que o espaço debaixo do lava-loiça está o mais livre possível, retirando todos os produtos de limpeza extra. Deve também limpar bem a área e ver se existem alguns sinais de derramamento ou infiltrações de águas que possam fazer com que os compradores desistam da compra da sua casa.

No armário


Os armários são perfeitos para fazer amontoado, embora não pense que o seja. Estamos a falar de roupa e sapatos a mais – artigos que raramente usa mas que não consegue deitar fora. Passe sem eles por alguns meses arrumando-os numa caixa, estas peças podem fazer os seus armários parecer completamente cheios. Ás vezes existem caixas de sapatos, cheias de “coisas” e outros artigos pessoais acumulados.

Mobília


Muitas pessoas têm demasiada mobília em certos quartos – que não é demasiada para a sua vivência pessoal – mas demasiada para dar a ilusão de espaço que um comprador quer ver. Poderá fazer uma visita a casas modelos de construtores para ver como eles colocam a mobília. Observe como eles colocam a mobília nas casas modelo para que tire algumas ideias do que remover e o que deixar na sua casa.

Os espaços de arrumação

Caves, garagens, sótãos e anexos acumulam não só amontoado como também coisas velhas. Estas áreas devem estar o mais vazio possível para que os compradores imaginem o que eles podem fazer com o espaço. Remova tudo o que não seja essencial e leve para o espaço que arranjou para arrumação.

Ou faça uma feira de velharias.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

0 comments: